RESENHA: A CULPA É DAS ESTRELAS



  Quem em 2013 e 2014 não escutou falar do livro A Culpa é das Estrelas? Se não ouviu falar do livro ouviu sobre o filme.
   ACEDE (abreviatura do titulo) é um romance adolescente do (fodastico) John Green. O livro conta a historia do relacionamento de dois adolescentes que sofrem de câncer.
  A história é narrada por uma paciente com câncer de 16 anos de idade, chamada Hazel Grace, que é forçada por seus pais a participar de um grupo de apoio, onde posteriormente se encontra e se apaixona por Augustus Waters, de 17 anos, ex-basquetebolista amputado.

  O livro foi lançado em 2012 e já chegou chegando, foi uma explosão de sucesso e é até hoje. A maioria dos jovens já leu ou assistiu ao filme.
(Gus e Hazel do filme)

O livro


(Eu lendo o livro)


 O livro é espetacular chorei que nem um bezerro desmamado da metade ate o final. Você se prende a historia e quer saber logo como irá acabar mesmo o fim não sendo nada legal (e mesmo minha mãe tendo me contado o final, ódio mortal). Com o filme não foi diferente, chorei horrores, minha amiga chorou horrores, a menina do meu lado chorou horrores. Resumindo: no final do filme o cinema estava alagado e a gente teve que sair de barquinho, porque o cinema inteiro se afogou em lágrimas (eu exagerei, mas foi quase isso). 





(Fanart de Gus e Hazel)
   
  Tudo começa com Hazel, que no filme é interpretado por Shailene Woodley (a mesma que fez a Tris em Divergente e fez a Amy em A vida secreta de uma adolescente americana). Ela tem câncer terminal na tireoide desde seus 13 anos e é uma bomba que pode explodir a qualquer segundo (ela que diz isso). Graças a uma droga experimental a doença de Hazel ficou controlada, possibilitando que Hazel tivesse mais anos de vida. Ela se tornou uma adolescente revoltada, triste e solitária.
   Tudo isso está prestes a mudar quando seus pais a obrigam a ir ao grupo de apoio da igreja. Ela reluta dizendo que é chato e blá blá blá, mas tudo em vão, porque ela acaba indo. O grupo de apoio é assim: um monte de crianças que tem ou já tiveram câncer um dia vão lá pra compartilhar suas experiências (deve ser bem deprimente ir num lugar assim). Lá ela conhece Augustus Waters que no filme é interpretado por Ansel Elgort (fez o Caleb em divergente que é irmão da Tris, Hazel esta catando o próprio irmão safadenha) Gus é um garoto de 17 anos, alto, magro, porem musculoso, atraente e tem um sorriso ENCANTADOR, olhos azuis que penetram na alma (no filme ele não tem olhos azuis), e seu cabelo é acaju puxado pro castanho, curto e liso. 

(Grupo de apoio no filme)

   Gus foi ao grupo, porque seu amigo Isaac que tem câncer ocular pediu. Quando todos chegam ao grupo o Patrick que é o “palestrante” começa a falar sobre sua historia nesse momento Gus começa a encarar Hazel que fica desconfortável com a situação. Depois que Patrick acaba de falar todos os outros tem que contar sua historia. Augustus é o primeiro, ele conta que teve câncer ósseo e que isso resultou na amputação de sua perna direita que agora é uma perna mecânica (maneiro) e fala que seu maior medo é ser esquecido Hazel que é fodona tira com a cara dele e fala que o esquecimento é inevitável e que todos serão esquecidos um dia (tapa na cara de Gus), e fica aquele climão. No final do encontro quando Ela esta esperando sua mãe para ir embora quando Gus chega e começa a falar com ela e a chama para sair, ela meio que da uma de difícil, mas logo depois já se entrega (também com um gatoso desse) e depois disso começa a historia. Eles trocam livros, histórias, emoções, ela diz quem é o autor favorito dela, ele entra em contato com o cara, tudo acontece de forma linda e você fica com uma dor no coração por nunca ter tido uma historia de amor assim e sabe que nunca vai ter.

(Hazel lendo o livro dele, mentira eu não lembro se é o livro dele, mas finge que é. Parte do filme.)
(Eles trocando SMS fofas. Parte do filme.)
(Gus sendo fofo. Parte do filme)
(Eu neste momento quando percebi que não tenho um amor assim)

   Por mais que pareça que eles estejam namorando, Hazel diz que são somente amigos, mas só da parte dela mesmo, porque Gus já esta super afim dela.
(Eles em Amsterdã em uma Fanart, na verdade é o que eu acho)
   Certo dia Gus resolveu escrever um e-mail para o escritor que Hazel mais admirava e ele responde convidando os dois para irem a sua casa em Amsterdã (chiquérrimo). Eles ficam super empolgados e vão perguntar para a mãe dela se eles poderiam ir, porem sua mãe diz que não tem dinheiro e tals. Gus sugere que ela gaste o desejo dela da Genie Foundation para poder viajar, maaaas Hazel já havia gastado seu desejo quando tinha 13 anos e achava que já ia morrer então ela gastou seu desejo indo para a Disney (eu também gastaria assim, porque sou dessas) Gus ficou decepcionado com ela, disse que tinha se apaixonado por uma menina que tem sonhos clichês. Então Gus faz uma surpresa e usou seu desejo para ir para Amsterdã. Estavam todos muito felizes e animados, só que os médicos de Hazel não ficaram tão animados e não deixaram ela ir, mas depois eles mudaram de ideia e partiu Amsterdã. 

    Ai Amsterdã... Essa parte é perfeita e não vou contar nada pra não dar spoilers (sou uma pessoa muito legal). Só vou falar umas coisinhas. Eles conhecem o escritor e Hazel quase dá uma voadora nele (tinha que ter dado mesmo). No final da viagem chorei horrores, porque descobrimos uma coisa superhipermega triste e que da vontade de ir torturar o John Green para que ele faça outro final, porque esse final é de matar o coração de qualquer um e de acabar com os lenços de casa. Só tenho isso pra dizer sobre a viagem e o resto do livro, pois se eu falar mais alguma coisa vocês vão querer me dar um tiro na cabeça por causa dos spoilers, então paro por aqui.
(Eles fofos em Amsterdã. Parte do filme.)

O filme


    Agora vamos falar o que eu achei da adaptação do livro pro cinema.
    A adaptação foi simplesmente FODA, não tem outra palavra que dê pra descrever melhor. O filme foi completamente fantástico, para mim uma das melhores adaptações de livros, se não for a melhor. E os atores? INCRIVEIS, por mais que você não tenha imaginado eles daquele jeito, todos conseguiram me surpreender, mas o Gus... AAAAAAAAAH ANSEL ELGORT, ASSIM VOCÊ ME MATA! Ele foi do jeitinho que eu imaginei no livro, o sorriso, o olhar, o andar, as piadinhas, foi TUDO, exatamente tudo do jeito que eu imaginei. Ansel olha você esta de parabéns (palminhas). 
(Estou xonada)

    E o que falar Da Shailene? Eu sou suspeita de falar porque sou completamente apaixonada por ela desde "A Vida Secreta de Uma Adolescente Americana". Acho ela uma super atriz, ela também foi brilhante no papel de Hazel, ela chorava você também chorava, ela ria você também ria, ela ficava cansada você também cansava, resumindo ela foi PER-FEI-TA para o papel. 

(Linda <3)

    Um que me surpreendeu foi o Nat Wolff (ele fez uma serie da Nick que se chamava The Naked Brothers Band e eu assistia e amava e tipo surtei quando vi ele). Ele interpretou o Isaac, ele superou minha expectativa e deixou o personagem, que no livro é meio bobo, um personagem que você se lembra depois do filme, ta que eu imaginava ele mo feio e tals, mas foi FODA.
(Isaac é o locão de óculos)

    Resumindo os atores foram incríveis, o roteirista foi incrível, o diretor foi incrível, TUDO FOI INCRIVEEEEEEEEEEEL, tanto o filme e o livro, nenhum dos dois me decepcionou e eu recomendo muito.
    Ps.: Isso porque eu não curto romance e esse amei, por isso recomendo.
    É isso, se você curte romance adolescente não pode deixa de ler e nem de assistir A Culpa é das Estrelas. É um livro pra você comprar e guarda pra sempre e um filme pra você comprar DVD (eu ainda não comprei, porque mamis disse que não vai compra, que é pra eu assistir na internet que é a mesma coisa, ninguém merece). E você que não gosta de romance assiste mesmo assim, porque faz você refletir sobre a vida e dar mais valor as pessoas que ama (falei bonito agora).
    Uma dica quando for assistir ao filme, ou ler o livro sempre tenha um lencinho do lado para enxugar as lagrimas. #FicaADica.

(Depois de ler o livro e assistir o filme parei para refletir sobre a vida)
(Me descreveu)

"Okay? Okay"


Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »