A resenha de hoje será dividida em dois posts (talvez três), um hoje e outro em um outro dia que ainda não está determinado, mas será essa semana ainda, a resenha é sobre um game de survival horror (uuuuh). O jogo se chama "Amnesia" e existem dois, o "Amnesia: The Dark Descent" que é o primeiro e o "Amnesia: A Machine For Pigs" que é o segundo - irei falar dos dois separadamente - e temos também varias custom story que podem ser baixadas dentro do jogo. Eu não irei falar das custom story, pois existem muitas, talvez eu fale das mais conhecidas ou as mais assustadoras, tudo depende do tamanho da resenha. Então sem mais delongas vamos para a primeira parte da resenha.
"Amnesia: The Dark Descent (2010)"
"Amnesia: The Dark Descent" é um jogo para PC de survival horror da distribuidora Frictional Games que também trabalhou no famoso jogo "Penumbra".
Amnesia foi lançado em 2010 e teve uma ótima aceitação crítica e do público, que há muito tempo não se via um jogo de survival horror tão bom. Ele tem uma ambientação bem tensa e bem escura, isso faz com que você cague ainda mais nas calças.
Nesse jogo não há pessoa que não dê pelo menos um grito, pois ele é bem foda. Você começa a jogar e já quer parar, porque já ta com a calça borrada. Comigo foi quase isso, tentei começar a jogar umas 10 vezes no mínimo e mesmo vendo gameplays eu não conseguia jogar, vou confessar que não zerei ele, mas como não to aqui para contar o fim do jogo dá para fazer a resenha (Mari, a cagona). Você começa a pensar no meio do jogo "É agora que eu vou morrer de susto. Agora eu me fodi, fiz muito barulho. Ele me viu aaaaaaaah. Corre, corre,..." são só pensamentos ruins durante o jogo (haha). Estou enrolando muito, vamos logo para a historinha e como é o jogo.
(Como todos ficam jogando) |
Historinha do jogo: No jogo, você encarna um protagonista chamado Daniel que acorda com amnésia (dai que vem o nome do jogo), em um misterioso castelo. O jogador deve descobrir informações sobre o passado através de notas e cartas deixadas na mansão (super normal, sqn), recuperando assim sua memória, mas não é assim tão fácil não, existe algo na mansão que persegue Daniel e se você não fugir dele você morre. Seu objetivo é tentar ficar vivo (óbvio) e achar a saída da mansão.
(Olá, você teria um minuto para ouvir a palavra de Jeová?) |
Como é o jogo: A jogabilidade é bem simples, gráficos bons, efeitos sonoros fodasticos, clima tenso, enredo espetacular e ambientação ótima. Você não possui nenhuma arma, o único jeito de fugir é se escondendo dentro de armários, atrás de portas e fugindo até despistar o monstro. Não faça contato visual com o monstro e não fique muito tempo no escuro isso causa queda de sanidade e você pode acabar desmaiando. A saúde mental de Daniel pode ser vista no menu. Para iluminar o caminho conta-se com um lampião que precisa de óleo para fazer luz - esse fica com Daniel -, e velas e tochas espalhadas pelos cenários. As fontes de luz não são eternas (claro né) , sendo necessário procurar por tinderboxes (que são esqueiros ou fósforos, não descobri o que é), para poder acender as velas e tochas, e tem que procurar o óleo para seu lampião também. Em alguns momentos do jogo há puzzles (quebras-cabeças), mas nada muito mirabolante e difícil. Você tem que procurar, às vezes, ferramentas que sempre ficam escondidas igual os objetos para acender as luzes, isso é o que mais leva tempo no game, então você tem que procurar em tudo, abrir gavetas, baús, tirar caixas do lugar, enfim precisa explorar tudo mesmo. Você consegue interagir com quase tudo no cenário, isso é uma coisa muito legal, pois dá para você meio que brincar com algumas coisas e esquecer a tensão um pouco, se é que é possível (fiz muito isso, mas não adiantou muito). Então seja um explorador nesse jogo que você conseguira zerar ele, se você não morrer do coração antes, assim como eu.
(Só vim ver se seu coração é bom) |
Vídeo do vale ou não a pena jogar do Tio Zangado (que é uma resenha), para vocês que querem ter uma ideia de como é o gameplay.
"Amnesia: The Dark Descent" tem o selo Mário de qualidade.
Então essa foi a parte 1 do primeiro jogo de Amnesia, ainda essa semana terá a segunda parte com o segundo jogo.
É isso, um grande beijo para todos.
Falooou. Valeeeu.